sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Inimigo Monocromatico

Pois é.. aparentemente descubro, ao ler os jornais das ultimas semanas, um padrão no comportamento dos portugueses. Não é meu habito falar de coisas que se passem em Portugal, mas neste caso é para fazer uma ponte entre o comportamento dos chineses e dos portugueses. Sim, porque podemos aprender imensas coisas com os orientais, e esta, parece que irá ser uma delas.
Qualquer pessoa mais atenta leu o meu post sobre o transito em Macau e a minha relação com as passadeiras. O habito irritante de as pessoas ficarem paradas á espera que não passe mais nenhum carro, e so depois atravessarem a rua. E a minha tentativa de explicar gestualmente o que é uma passadeira (está-me no sangue, ja não consigo modificar os meus gestos ou olhares ao condutor de qualquer veiculo que olhe deliberadamente para o lado fingindo nem me ver). E a Raquel a passar de nariz empinado qualquer coisa monocromatica que se lhe apareca à frente.
Sim, porque a minha maezinha sempre me ensinou a passar nas passadeiras, e SO nas passadeiras. Até os senhores policias de Portugal nos ensinam isso, com a passagem obrigatoria nas passadeiras, com uma multa para os prevaricadores que penso que seja de 100 Euros (ou essa quantia é em Singapura, whatever, nem interessa). Aparentemente agora em Portugal, o cidadão comum (ou a cidadoa, ou a individua para alguns.. lembras-te desta, Zé?? lol, cada personagem)... pronto, ja me distrai.
Comecar de novo: Aparentemente agora em Portugal, o cidadão mais comum é obrigado a ser candidato a pinos de bowling, sobre pena que, se se recusar a esta tarefa, de pagar 100 euritos! Desta perspectiva, isto de ser pino de bowling deve começar a ser um dever do cidadão, tal como ser jurado, ou votar!! Cada vez que se atravessa a rua, é uma descarga de adrenalina constante... tanto para o peão como para o condutor... deve ser promoção do turismo de Portugal... Portugal: a land of adventures and peão hunting! Street night safari included... come! come!
Antes uma pessoa estava preocupada que, se ficasse em casa, havia grandes hipoteses de cair um avião em cima do seu telhado.. então sai de casa, e o que apanha??? um carrinho a fazer pontaria, a velocidades estonteantes e ainda por cima com bastante destreza para acertar!! Não é justo! Nem à noite podemos sair já, porque toda a gente sabe que o céu nos pode cair em cima das cabeças (conhecimento transmitido pelos nossos sabios antepassados normandos).. Agora já só bastava dizer que o Iraque não é seguro!! pffffff
Pois é, vocês dizem que eu estou a exagerar?? irrita-me é o exagero destes casos em Portugal. Ao menos aqui em Macau é raro acontecer, porque também é raro as pessoas atravessarem as passadeiras quando vêm lá carros. E isso é o que vamos aprender desta cultura:
Não atravessar onde se deve atravessar e onde o peão tem prioridade, pois os carros não páram...
Já tou a ver, no futuro, os tuguinhas todos alinhados no inicio de uma passadeira, à espera que não haja mais carros, e um oriental a atravessar de nariz empinado, a fazer gestos e a gritar para os veiculos: "Pa-ssa-dei-La, seu poltugues!! pa-ssa-dei-la"!!

3 comentários:

Anônimo disse...

E agora até parece que é perigoso andar-se na universidade sénior e ir de excursão a Fátima...

Anônimo disse...

ainda és pior que eu, porra!!! lol

Anônimo disse...

Olá,

O meu nome é Henrique Antão, sou investigador e mestrando na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. A minha actual área de investigação recai nas relações bilaterais Portugal-China; a conexão da China ao espaço lusófono e política externa chinesa.

Visto que me deslocarei brevemente a Pequim (de 29NOV07 a 05DEZ07), gostaria imenso, na medida da sua disponibilidade, de me encontrar consigo, a fim de podermos partilhar umas impressões sobre a actualidade chinesa e a sua experiência na China.

Neste sentido, agradeceria que me informasse, por mail (antao@iol.pt), da sua disponibilidade para o efeito.


Com os melhores cumprimentos,
HA