quarta-feira, 20 de junho de 2007

As Primeiras Impressões


Como primeira impressao podemos logo referir andar de autocarro.. isso sim, é uma grande impressao. 50 000 pessoas a esborracharem-se umas contra as outras, e as outras contra as paredes do autocarro.. p alem de que eu me queixava da maneira como os belgas conduziam... minha nossa, os chineses sao bem piores!!!!!!

E depois parece k andam sp a gritar na rua.. se nao nos matarmos a rir primeiro somente com o facto de eles estarem a falar chines... Aqui ninguem fala portugues.. Só as meninas do BNU, e os porteiros do Consulado. Ah, também é raro encontrar quem fale inglês, mas isto é um pormenor... um simples pormenor qd se quer comprar um telemovel, por exemplo... foi bonito foi... sim, pk o meu roaming faz tudo menos funcionar...

Empregados simpaticos e que saibam falar o ingles só os filipinos... os chineses p além de so falarem conosco qd sao obrigados (qd nos metemos em frente deles, como eu fiz, de maos a abanar e a gritar p a loja toda ouvir "sorry sorry"- como já referido, com a pior pronuncia que consigamos fazer- aí sim, eles sao obrigados a falar connosco, ou pelo menos a olhar p nós), olham p nós de maneira esquisita, como se nós fossemos escumalha. Mas tudo bem. Gosto de ser escumalha.. gira.

Em relação ao tempo, é muito estranho. No mmo dia tens todas as temperaturas possiveis, praticamente. Ja apanhei aqui calor, e agora estou a morrer de frio. E dias claros sem nevoeiro, so ainda apanhei 2. A humidade é um bocadinho alta, mas ainda se aguenta. Já me disseram k eu NAO quero que venha o calor...

O cheiro de Macau é estranho. e ha sitios onde é insuportavel, qs k vomitamos. principalmente se estivermos perto do mercado, onde eu só fui ainda comprar umas flores com a minha colega de trabalho, a Daniela, e mmo assim já vi umas coisas k.. minha nossa... de vómitos. Digamos k eu duvido mto k nos póximos tempos coma coxas de frango. Estao ali a secar, ao ar, e eu nao sei como é k ning se apercebe k akilo já esta em elevado estado de decomposiçao, bem roxas, e ainda as levam p casa p as comer... k nojo!!!

A comida aqui é bastante ocidental.. tb uma pessoa escolhe o k come.. nem k vá ao MacDonald's, k é a metade do preço (das poucas coisas baratas, o resto é tudo a preço ocidental). Eu tenho tido muito cuidado nisso, nao quero ficar doente. Agua engarrafada (mas isto toda a gente sabe) e só das marcas portuguesas, nada de comer nos vendedores da rua, nada de comer coisas k nao se saiba bem o k é, e só comer coisas estranhas qd comidas tb pelo resto dos portugueses (como as batatas fritas roxas k comi ainda ontem.. bem boas)!
Como tive a fantastica sorte de vir parar a Macau, ha cá a Compal, a Luso, o bacalhau com natas no forno, o bacalhau á braz, e mais mil e quinhentas marcas tugas!! bem bom!!!

A comunidade daqui é tipicamente colonial. Toda a gente conhece toda a gente. Antes de eu chegar já sabiam quem eu era. Imaginem k conheço uma miuda, k me diz: ah, tu és a Raquel!! Também de coimbra, não é? e gostaste de bruxelas? E eu fikei com cara de parva a olhar p a miuda, uma simples habitante da comunidade colonial portuguesa em Macau. Basta ir almoçar um dia com o meu Chefe, e conhecem-nos a todos.


Clube Militar de Macau

No 1o dia de trabalho já eu conheci logo ao almoço tudo o k era portugues importante cá em Macau.O vice-presidente do banco X, o Director da empresa Y, o Dono da empresa Z. E as pessoas vêm directamente ter comigo a apresentarem-se e a darem o cartao delas. Costumamos ir todos (toda a comunidade importante) almoçar ao clube militar, o "melhor restaurante portugues em todo o extremo oriente", e por acaso é mmo mto bom.

Nenhum comentário: