quarta-feira, 20 de junho de 2007

Kung Hei Fat Choi!!!

Um pequeno momento cultural patrocinado por alguns sites:

"O chineses comemoram o ano chinês , baseado nas fases da lua, que é chamado ciclo lunar, e o ano novo começa na segunda lua nova do ano, fazendo com que caiam em datas diferentes.

Os chineses dão nome de doze animais, que foram baseados na seguinte história: "Buda convidou alguns animais para passar o révéillon com ele e deste apenas doze se apresentaram, buda em agradecimento transformou-os em signos astrológicos, que foram dados através da ordem de chegada são eles: rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o porco "


"Segundo o calendário chinês, a 18 de Fevereiro de 2007 começa o ano do Porco.
De acordo com a história, o porco é um animal com boas maneiras, que faz amigos para toda a vida e muito leal. Além disso, trabalha muito e gosta do luxo.
O ano-novo chinês promete mais um baby-boom na nação mais populosa do planeta.
Tudo porque o Ano do Porco, o 12º animal do zodíaco chinês, segundo a cultura nacional, será propício aos partos e nascimentos.
«Os que nascerem no Ano do Porco terão fartura de alimentos e trajes ao longo de suas vidas», dizem os chineses".

O meu Kung Hei Fat Choi (em cantonense)

Bem, foram dias de... Férias!!! Era uma Golden Week, mas eu so tive 2 dias de férias, depois de um fim-de-semana.
Começou logo com um passeiozinho á tarde pela cidade, já decorada para o ano novo chinês ha mais de um mês.. era como estar a passear num jardim-escola, com figuras de papel colorido, com as formas dos 12 animais..
Estava tudo doido, tudo alegre, e uma enorme população na rua, que se haveria de manter duramte mais de uma semana. Não se conseguia andar em lado nenhum.

Na noite de inicio das Comemorações, eu e a Ângela jantámos e fomos acompanhadas por um belo Touriga Nacional. A partir desse momento começou a guerra. Os bombardeamentos rodeavam-nos. O som era insuportável e asustava-me. As bombas não paràvam.. e chamam-se panchões!!
Estas coisas de polvora são rebentadas pelo mais comum dos cidadãos, que é para o barulho assustar os demónios. E eu descobri que ha muita gentinha possuida por demónios!! o barulho continuou durante toda a semana, as explosões eram constantes. O fogo de artificio também. Chinês que não rebentasse um belo de um foguete, ja não era um bom pai de família... havia zonas delimitadas para as pessoas lançarem o fogo de artificio. Até no templo principal havia sitio para os panchões (nem se conseguia falar, aí). Mas não dava para ver muito bem, que era tanto o fumo do incenso que estava a ser queimado, que parecia uma bela manha de nevoeiro onde se tornava complicadito a inspiração e expiração.

A pólvora é uma coisa cultural, e até o mais novo rebento da família anda com estalinhos no bolso, a rebentar e a atirar ás pessoas... o que não é divertido quando se quer jantar girinos com os amigos, e o som é insuportavel.. eu e as criancinhas.. grrrr..



Eu e a Angela na Doca dos Pescadores com um mandarim qualquer, e no Largo do Senado


O primeiro dia acabou com a minha PRIMEIRA saída à noite.. eu sei, eu sei, estou a perder qualidades. Sky 21, Tryst, e casa, que não podemos puxar muito pelo corpinho que ainda não está habituado e tem de ser poupado para a dura semana que começa. Infelizmente não acordámos a tempo de ver a dança dos dragões. Tive mesmo muita pena. Mas é bom descansar... porque:
os primos do norte chegam amanha...

Nenhum comentário: