quarta-feira, 20 de junho de 2007

A mana em Macau

Ora bem, é verdade, a minha irmâ veio-me cá visitar. Na verdade, ainda continua por aqui.. quer dizer, por aqui por aqui, ela não está.. baralhados??? lol digamos que eu iria ter uma semana mais-do-que-complicada e não lhe poderia dar muita atencão. E como vir para aqui só visitar Macau e Hong-Kong é um pouco desperdício, meti-a num avião outra vez, passado uma semana de ela cá estar, para ir conhecer um pouco do sudeste asiatico.

Deixo aqui um mail que ela enviou. Sei k ela não se irá chatear por eu publicar palavras dela.. aliás, ela também só o vai saber quando chegar a portugal, por isso, não apanho porrada.. É giro ver a reaccão das outras pessoas a coisas que para mim já é normal. para nós que já ca estamos ha uns meses, as coisas deixam de ser novidade e passam a ser banais.

Ola!
Estou bem e ontem a noite soube das surpresas preparadas pela minha mana: um roteiro que passa por Kuala Lumpur, Malaca, Singapura, Banguecoque e Pequim... Ufa, ainda estou em choque e ja no aeroporto para embarcar, num ponto de internet gratis (estes tipos sao evoluidos, so nao usam acentos no teclado...). Deixo aqui dez questoes existenciais que me tem perseguido na China...
Porque e que assoar a um lenco e nojento e falta de educacao, mas cuspir, arrotar e escarrar em publico e normal?
Porque e que as especialidades de pastelaria levam carne de porco, vaca e galinha?
Porque e que escondem pensos e tampoes nas prateleiras dos fundos das lojas e metem na montra tapa mamilos, cuecas comestiveis e afins?
Porque e que quando nao sabem qualquer coisa, riem e acenam com a cabeca, so porque nao suportam admitir que nao sabem, para nao "perder a face"?
Porque e que a comida e tao boa, mas a higiene tao assustadora?
Porque e que sao todos tao magros?
Porque e que a maior parte dos chineses de macau nao sabe onde fica portugal nem fala uma palavra de portugues, apesar de ser lingua oficial e os nomes das ruas e afins tambem estarem em portugues?
Porque e que os casinos estao sempre cheios de pessoas que chegam a Macau e nem sequer visitam as ruinas de Sao Paulo?
Como e que se constroem edificios de 50 andares com andaimes de bambu e aquilo aguenta?
Porque e que isto fica tao longe de Portugal????? Isto e espectacular :)
Um beijinho grande!
Sofia
E pronto. Mas a isto se tem de juntar um pormenor. Ao longo de uma conversa telefonica com ela e com um amigo meu de aveiro que a acompanha, deixaram fugir três detalhes. Eu e a Angie nao poderemos ir juntas para a Malasia, pois a minha irmâ e o nosso amigo, para sairem da Malasia tiveram de dizer que eram casados (país muculmano lixado). Passaram para Singapura com artigos proibidos (tabaco é artigo proibido) e atravessar fora das passadeiras em Singapura é mau (pagas multa). Espero novidades desta viagem, que acho que deve ser uma loucura para uma ocidental que pela primeira vez contacta com o oriente.. como eu era tão inocente quando ha 4 meses atrás aterrei neste território.. Lol.. parecia o capuchinho vermelho no meu polar Sacoor e com os meus oculos Chanel e sapatilhas Lacoste..
Já que a minha irmâ faz algumas perguntas, tenho o direito a fazer as minhas!! Aqui vão algumas que me assolam assim de repente:
- Porque é que em Ptg estamos tão desinformados e nas tintas para Macau?
- Porque deixamos Taiwan para trás?
- Porque é que eu não estou em Ptg a tirar um mestrado de uma semana na UNI?
- Porque temos tanta mania que a nossa cultura é superior?
- Porque é que não deixamos como heranca cultural em Macau o uso do desodorizante?
- Porque é que toda a gente vai casar este ano, e eu tenho de trabalhar?
- Porque é que ha uma musica no ultimo album dos da Weasel cujo refrão é "muda o teu numero que eu mudei o meu"?
E pronto, são as perguntas que o meu cerebro que ainda não saiu do ritmo do fim de semana e não assimilou a cefeina ingerida faz neste momento. Tenho a certeza que ao longo do dia mais perguntas pertinentes como esta me irão intrigar...

Nenhum comentário: