quarta-feira, 20 de junho de 2007

Veiculos e Circulacão Rodoviaria: Raquel e a DGV

Veiculos: muitos

Circulacão rodoviaria: perto do caotico

(peço desculpa pelos erros, mas teclado chinês é mesmo assim.Temos pena)

Este meu post è para falar de carros, autocarros e motas. Primeiro os conceitos bàsicos de quem conduza cà em Macau, ou circule pela estrada, como condutor ou como peão (sim, eu como peão normalmente ando na estrada, pois toda a gente usa os passeios de Macau para.. passear. Voces dizem que isso tem lògica,eu digo que não, pois toda a gente aqui passeia em baby steps.. enervante, no minimo!!).

A circulacão faz-se pela esquerda. Atencão aos mais incautos como eu, que podem ser atropelados vàrias vezes, principalmente por motas (grrr) quando atravessam a estrada, mesmo numa passadeira. Estas lindas pinturas no chão no meio da estrada têm uma relacão artistica com os Macaenses. E passo a explicar: eles pensam que estas riscas pintadas de maneira tão perfeitinha no chão sò servem para embelezar a cidade. Que foi uma gentileza do governo da RAEM, que não tinha onde gastar o dinheiro, e resolveu decorar as estradas. Eu lido com as passadeiras de maneira europeia/portuguesa. Estão là para se atravessar quando os peõs querem, e não quando os carros querem ou não existem. Sim, porque os orientais pàram na passadeira à espera que jà não haja mais carros, para poderem atravessar, porque aqui os carros não pàram.

Ora, isso dà-me uma raiva incrivel, e fica toda a gente a olhar para mim quando eu estendo um braco e atravesso com todo o meu nariz empinado a bela da risquinha branca no alcatrão. E os chineses ficam chocados com tanto descaramento... As motas (grr) desviam-se de nòs. Jà ia sendo atropelada vàrias vezes por esse veiculo, no meio da passadeira, pois os c***s dos chinos que as conduzem tambèm pensam que são peões. Resultado: Raquel quase ao pontapè e a gritar ao oriental que conduz. E quando digo gritar, eu grito mesmo. Mas sòmente numa tentativa altruista de lhes ensinar o português: PASSADEIRA, OH C***!!! PA-SSA-DEI-RAAAAAA!!!! (a mesma coisa se passa com os carros que não pàram). Raquel a espalhar a palavra lusa pelo oriente...

Os autocarros..LOLOLOL. È preciso uma boa disposicão para entrar nesta aventura. Eu faco-o todos os dias. Macau tem um òptimo sistema de transportes, tirando os transportes serem do sèculo passado, e minusculos (pronto, ok, foi feito para os orientais, mais pequeninos que eu.. ok, ok). Nos autocarros ha imenso contacto humano. Quando não são as 50 000 pessoas que partilham o nosso metro quadrado, è o condutor a gritar. O condutor: essa bela personagem!! O condutor do autocarro não sabe conduzir.

Aliàs, foi o facto de eu ter visto hoje que eles sabem, afinal, fazer sinal de luzes, que me levou a escrever este post tão profundo e importante. Uma salva de palmas para esses homens, que dia apòs dia tentam aprender a dirigir um veiculo maior que o burro que eles là tinham no quintal (mas que jà o comeram com noodles). Cuja conducão è tudo menos estàvel, e gostam de travar por nada de 5 em 5 metros. Mesmo que não haja ninguèm na estrada, eles estão permanentemente a experimentar os seus travões, tudo pela seguranca do passageiro. Uma salva de palmas tambèm pelo condutor do 33 de ontem, que parava no meio das rotundas para deixar os outros carros entrar tambèm na rotunda. Uma salva de palmas ao humano que fez com que eu chegasse atrasada ao trabalho, sò para ser simpatico com os outros.

As motas (grr) lideram, são a rainha e as abelhas da estrada. Estão por todo o lado, e os condutores devem ter tirado a carta nas pastilhas de morango da Hello Kitty. Eu não quero falar nas motas (grr). Eu não devo sair daqui sem antes ter partido uma ou duas destas màquinas que são o orgulho dos donos, que as decoram de uma maneira muito bonita (mas mais bonita è a decoracão dos carros, tunningzados, e depois cheios de peluchada e almofadas e o que dà na gana ao dono). Motas (grr) rosa com a Hello Kitty è o que tà a dar, e atè jà vi uma que atè o assento tinha o padrão da Louis Vuitton. Os capacetes dos donos, na sua maioria, seguem a mesma moda. O que eu fiquei chocada ao ver uma senhora (sim: senhora) a conduzir uma mota (grrr) com um capacete rosa que tinha duas orelhasem peluche à frente, e um lindo rabinho de peluche de gato atràs.. ora, era um capacete Hello Kitty!!!

uma petite amostra do que vejo todos os dias

Quero aqui avisar o meu pai para esconder a vespa que là anda por casa, quando eu voltar a Portugal, senão vai ter uma bela fogueira acompanhada de explosões no quintal.

E acabou por aqui a minha dissertacão sobre os veiculos de Macau. Porque os TÀXIS, esses, meus amigos, isso então hà muito que se lhe diga.... muitas cabecas vão rolar depois de eu falar nos Tàxis de macau...

Nenhum comentário: