quarta-feira, 20 de junho de 2007

BEIJING na Pasquing

Isto vai ser um ganda post, malta!! reservem duas horas para ler esta barbaridade.


Ora bem, como era páscoa, e tinhamos 2 dias de férias, por ser feriado em Macau e sexta feira santa, eu e a ângela lá pegámos nos trapinhos, condensàmo-los numa mala (ok, pronto, tá bem.. e num necessaire), e marcámos uma bela de uma viagem de AVIAO até PEQUIM/BEIJING, essa bela localidade, capital da RPChina, com uns meros 15 a 17 milhões de habitantes. Curiosamente, umas duas semanas antes, ficámos a saber que iam imensos amigos nossos também para Pequim, inclusivamente no mesmo avião e tudo...





Quero desde já agradecer aos contactos de Pequim que nos acolheram, e que foram uns queridos. Eles moram quase todos no mesmo prédio, a viver num clima tipo "Friends". São super divertidos, e por lá também fizeram a sua familia contacto. Obrigado por terem recebido metade da familia contacto do sul. Cá vos esperamos para que não fiquem tão surpreendidos quando da próxima vez que abrirem um saco vejam chourico da nobre, e outros produtos tugas :)





Viajing para Beijing- Parte I:





Ora bem, sair do trabalho, ir a casa comer qqr coisa, buscar as malas, e ala até à fronteira que se faz tarde, já que temos de apanhar o avião em Zhuhai logo de manhazinha, cidade vizinha de Macau, perita em falsificacões e manicures.



Depois do povo todo reunido, lá seguimos para o nosso hotel, onde mal entramos somos acolhidos por um cheiro a... mofo. Sim, penso que mofo é a palavra mais suave para se dizer neste caso. Mas também, por 10 euros a noite, de que é que me queixo?? esses 10 euritos nem dá para pagar a àgua da fonte que estava no hall do hotel, nem a comida dos peixinhos, nem as flores de plàstico!!



Ao tentar abrir a porta do nosso quarto, chega o Òscar ao pé de nós, com um tubo na mão, perguntando (mais gritando no meio do corredor) na sua inocência: ''Alguem sabe o que quer dizer preservativos liquidos??''... Ficamos espantadissimas, entrando a correr para o nosso quarto, onde encontramos em variados locais os mais variados preservativos, toalhitas, cuecas de homem, e revistas com meninas (sim, nao posso dizer revistas XXX, porque isso aqui nao existe. A censura e grande, logo uma revista tipo FHM aqui ja e considerada hard-core).



Depois das tradicionais fotos estupidas, fomos dormir. A meio da noite tive de ir vestir umas calcas.. nao conseguia adormecer porque estava a fazer alergia aos lencois.. deviam ser de algodao do egipto.. nunca me dei bem com o deserto, deve ser por causa disso...





Viajing para Beijing e chegading- Parte II





Depois de tomar banho no tubo do chuveiro, (sim, tubo, pk estava partido, e a agua saia por todo o lado menos pelo lado do chuveiro que deveria sair) la nos encontramos para uns 45 minutos de taxi ate ao aeroporto, pagando a chulice de 10 euros.





A partir dai a minha memoria torna-se selectiva, so me lembrando de algumas partes (atencao, foi a viagem de aviao em que estive mais calma, em toda a minha vida, e mesmo assim, eles viram o meu panico). Saimos mais tarde, porque tivemos de estar a espera de alguns passageiros. Claro que nao fiquei espantada por saber que os mais atrasados foram portugueses, e nao querendo dizer nomes, a laura de minha casa estava um pouco ofegante quando entrou no aviao.. E tambem porque a torre de controlo nunca mais dava a ordem. Deviam estar a jogar Ma-jong, pois se sair 1 aviao por hora daquele aeroporto, ja e muito. Antes de descolar, ja tudo ressonava a minha volta..



Ja no ar, pedi tcha... ok, tudo bem. Pedi acucar.. eh la, que isso de acucar ja e mais complicado de descobrir... hum.. talvez gritando para todo o aviao se consiga arranjar acucar.. ok, acucar arranjado!! tudo feliz.. ate eu pedir uma colher... ok, vamos gritar por todo o aviao por uma colher. Passado um minuto chega um senhor ao meu lado, com mais um copo, faz o gesto de passar o liquido de um copo para o outro, acompanhado ainda do som ''tchhh-tchh'' conforme movia o copo. China Southern Airlines precisa peditorio urgente para colheres.



Na aterragem comecei a passar-me, acompanhada da voz do Oscar a cantar la atras ''poe a tua mao, na mao do teu senhor, da galileiaaaaaa''.. grrr surreal





Pequim nao e nada do que esperava. Esperava predios de uns 20 andares, todos encavalitados, milhares de pessoas a atropelarem-se nos passeios. O que encontrei foram avenidas grandes, uma unica rua tem normalmente 4 faixas de rodagem, uma cidade organizada e super espacosa! Consegue-se respirar! E por isso que e gigante, por culpa de todo o espaco bem organizado. Curiosamente via-se muitas pessoas a pedir na rua. Pensava que o governo tentava esconder isso ao maximo, pelo menos nas partes mais turisticas.



O ar e tao seco que os nossos narizes nao paravam de deitar sangue. A pele ficou rapidamente a escamar e com irritacoes. Ja tinha visto palha de aco mais suave que o meu cabelo. E o cabelo sempre cheio de electricidade. Quando me lembro disto, e a unica parte em que penso que ainda bem que so passei la 4 dias... lol





Futilidades a parte, a comida era optima, muito melhor do que a comida ca do sul (ao contrario do que apregoam os guias turisticos sobre a comida de cantao.. lonely planet da treta!! pfff). Depois de um belo repasto, seguimos para o TEMPLO DO CEU. A nossa 1a experiencia com os monumentos de Pequim. Para alem de serem todos absolutamente fantasticos (esta gente tem a nocao do equilibrio, das cores, do complicado, da beleza das construcoes, com uma arquitectura totalmente diferente, onde pensam em todos os pormenores.. tornando um simples anexo de uma casa, numa obra de arte). Este templo e o mais famoso do mundo. Gigante (claro esta), e com cores radiosas. Nao foi usado nenhum prego na sua construcao, e e rodeado por um parque com imensas arvores. Curiosamente vimos imensa gente a dirigirem-se a algumas arvores, a acaricia-las, a rezar e a fazerem a venia em frente. Considerando que o parque era imeeeeenso, estas pessoas deviam demorar um dia a fazer a venia a 1 terco do parque.. (oh filha, para onde vais? oh mae, quero que o meu exame corra bem, vou so ali dar umas festinhas ao pinheiro e fazer-lhe uma venia, a ver se nao saiem os lusiadas..).





Dirigimo-nos depois ao MERCADO DA SEDA. Bem, que nervos. Corredores de pessoas a perseguirem-nos para vermos a loja delas, ao ponto de nos puxarem por um braco e empurrarem la para dentro. E claro que uma pessoa facilmente perde a paciencia. Eu ja so me apetecia partir a cara as pessoas e depressa esqueci-me que tinha ouvidos e que sabia falar o ingles. Quando via alguma peca que me interessava, comecava nas negociacoes. Descobri que elas sao umas actrizes de primeira, com um teatro fenomenal, e que eu sou uma grande aldrabona... ekekek. Ex: pijama de seda- preco pedido 87 euros. preco dado 16 euros. Porque?? '' porque eu venho de Portugal, e no meu pais eu pago 12 euros por isto, ouviu, 12 euros (atencao: pijama de seda pura, bordado e com acabamentos a mao..LOL). aqui nao pago mais, ouviu?? em Portugal: 12, 12 euros!! Como?? Por causa da enorme comunidade chinesa que la ha! ai nao acredita?? nao quero saber, mais de 12 euros nao dou eu por isto!!'' Lol



E claro que comprei pouquissimo. A paciencia esgotou-se com tanto grito a chamarem-nos. Nao dava para mais.





Ao ir para casa descobrimos que nenhum taxista percebia ou conhecia o sitio da casa dos contactos. Nao tinha telem, e o da angela nao funcionava. Deus! uma senhora disse k a zona era perto de um predio, mmo ao fundinho da rua... pensamos em andar, e ir tentando os taxistas.. Nota: a avenida principal de Pequim tem 40km.. tentem aperceber-se o que significa andar ate ao final de uma rua normal..



Depois de 1h30 a andar, a angela descobriu uma solucao milagrosa, conseguimos ligar para a Alexandra, explicamos que estavamos perdidas, ao que ela nos diz relaxadamente: entao, apanhem um taxi! grrr... lol





Mas depois de uma ajuda de chineses, conseguimos ter um papel escrito com os caracteres da morada delas, e fomos ate casa... jantarzinho no italiano, e caminha, que ja nem sei qual e o meu nome.





Turisting em Beijing- Parte III



Acordar bem cedinho, e ir directamente para a PRACA TIANANMEN. Cheguei la e ate me arrepiei. E obviamente gigante. Imaginar o que se passou em 1989, estando la, vendo o tamanho daquilo, so apetecia chorar e cuspir em cima do Mao, cujo mausuleu e mesmo no meio da praca, por ter implantado o regime comunista na China!



Realmente, acho que todos os membros dos partidos comunistas por todo o mundo deveriam ir morar uns tempos para a China (e nao nos podemos esquecer que esta agora numa altura de mercado aberto), para ver se queriam continuar a ser membros ou nao. Sim, porque em relacao aos ideais, ja e outra conversa.





Politiquices a parte, la fomos ate as portas da CIDADE PROIBIDA, onde uma foto gigante de Mao esta pendurada. Encontrar com os amigos de Macau, e tirar a foto do costume. Dar corda as sapatilhas que eu e a angela temos menos um dia em Pequim, logo, hoje temos de ver muitaaaaaaaaa coisa. A cidade proibida e uma autentica cidade dentro de outra. Comeca com varias pontes sobre o rio (na minha terra era um riachozito, mas pronto), e na ponte central so o imperador e que passava. E realmente um privilegio estar la. Antes, cada pessoa que passasse nas portas da cidade proibida sem autorizacao, era logo vergastado. Estrangeiro encontrado nos aposentos reais tinha uma pena automatica de morte por estrangulamento, nem lhe davam tempo de explicar o que la fazia. Portanto, considerei-me uma priveligiada ao estar la. Com mais de 170 000 hec, e cerca de 150 edificios, ou coisa assim. Pequenina, Ole!



Aconselho e tenho pena de nao ter visto o filme ''o ultimo imperador'' antes de ir a cidade proibida. So foi pena a quantidade de po acumulado em todas aquelas porcelanas e todos aqueles tronos. Uma das nossas diversoes era descobrir o que era cama, e o que era um sofa. Mas lindo, a serio.





No fundo da cidade proibida esta um jardim com 5 templos, e e o ponto mais alto de Pequim, feito artificialmente com a terra retirada do fosso a volta da cidade. Adivinhem quem teve de subir aquilo tudo ate la bem acima? hum? ai as minhas perninhas..



tentativa n1 de ir a um quarto de banho chines.. corrida n1 a sair disparada desse mesmo quarto de banho.. um dia destes gostaria de encontrar uma sanita. Isso poupa horas de sofrimento a qualquer menina...





Taxi para o palacio de verao, ja fora da cidade. Entretanto passamos ainda nos HUTONGS, cidades de ruas estreitas que antes abasteciam a cidade proibida. passado 40 min chegamos ao PALACIO DE VERAO. Fantastico. Entretanto: tentativa n2: corrida n2



Nem almocamos, e seguimos para a visita, comecando logo pelo palco, a ver um espectaculo, onde antes a imperatriz Cixi se deitava a ver os espectaculos. Arquitectura parecidissima com a cidade proibida, mas o cenario a volta era fantastico. Apanhei um susto quando, ao passear pelos pateos dos aposentos olhei por uma janela e vi um lago magnifico, barcos, templos e jardins.



Palacio absolutamente lindo, onde tem um longo corredor, todo em madeira pintado. Quando entramos nesse corredor, pensei: porra, e mesmo gigante. Mal sabia eu que ainda so tinha visto 1/4 do corredor. Depois de subir um monte enorme so pelas escadas, para ver um budinha (mais um), e descer pelo outro lado, a angela sugere um passeio pelos jardins. Considerando que este palacio tem a dimensao de Macau inteiro, imaginem o que nao andamos. Ja so me apetecia chorar, e parecia uma deficiente a andar. Num cenario lindissimo, mas deficiente na mesma.



Finalmente arranjamos taxi e casa. Ja andei mais que em toda a minha vida. Tadinhas das minhas sapatilhinhas bonitinhas queridinhas e que me aleijaram, as filhas da mae. Aparentemente so tinham garantia para 2000km... e nesse dia, andei bem mais!!





A noite jantamos todos (contactos e Macaenses) num restaurante indiano, numa festa de aniversario de uma amiga deles belga, que de repente teve mais 11 pessoas na sua festa. Ups. Ja deveria saber que quando convida um portugues, ele aparece com a familia!!



Seguimos para o Latinos, que tal como o nome indica, eh russo (brincadeira, claro). La treinei um bocadinho da minha salsa, tinham um professor no meio da pista a fazer as coreografias mais divertidas e ridiculas, e tinham o pior daiquiri que provei em toda a minha vida.



Depois casa, que hoje nao me mexo, e para alem de nao saber o meu nome, nao sei em que cidade estou...





Muralhing da Chining- Parte IV




Hiii. O melhor, povo!! o melhor!! Com uma viagem de cerca de 3h, decidimos ir ao sitio mais longe de Pequim onde se pode ver a GRANDE MURALHA DA CHINA, mais inacessivel, e com bastantes menos turistas. A caminho, a desolacao era enorme. Mal saimos da auto-estrada, a paisagem mudou radicalmente. Era tudo castanho, poucas arvores, e todas de folha caduca. Po. Seca. Agricultores nas terras. Pobreza. A China. As casas tradicionais, com um pateo murado em frente, a formar na sua totalidade um quadrado, e quase nenhumas janelas para o lado de fora. A China.





Mais uma vez, saimos de casa tao apressadas que nao tomamos o pequeno almoco. Ora, antes de subir aquilo tudo tinhamos de comer qualquer coisa, pois eram montes muito altos, e la na ponta, mas na pontinha mesmo e que estava a muralha. Espantou-me logo, de ca de baixo, como e que conseguiram construir aquilo,e a dimensao daquilo. Mal eu sabia o que me esperava la em cima.



a unica coisa que conseguimos encontrar foram bolachas fora do prazo de validade. Tive sorte, pois as minhas so tinham acabado em janeiro de 2007. Bem, o que interessa e que as comemos e na altura nao nos fizeram mal.





Entramos no teleferico, tao moderno que parecia o do jardim zoologico de lisboa, para duas pessoas, aberto, e construido ha 30 anos!!! paramos 2 vezes no meio da subida, devido a mas condicoes atmosfericas. Ou seja, vento. Ou seja, nos a abanarmos consideravelmente em cima de penhascos!! Ou seja: Raquel ajoelhada no chao agarrada aos joelhos da angela... nada de mais, so tive duas crises... lol



Fomos os ultimos a subir de teleferico. Fechou logo a seguir. O vento comecou a soprar bastante nessa altura, e fomos beber um cha para aquecer. Sim, porque tinhamos de comecar a subir, e aquela subida assustava ja ca de baixo. Quanto mais quando parei umas 50 vezes para ter forcas e ar para continuar a subir. A mae da Ana (C9) desistiu ai..





A meio da subida encontramos outras pessoas. A pele era bem mais escura, e pareceram-me mongois. Na minha inocencia pensei que fossem tambem turistas, em excursao. Com os seus saquinhos, la subiam eles tambem. De repente comeco-me a sentir seguida. E finalmente o topo. Sem folego, devido aquela subida, e devido a vista. Depois de ter estudado tanto aquilo, de ter visto na televisao, etc, estar la, e ver a real dimensao da muralha, serpenteando pelos montes a nossa volta, a perder de vista, sabendo que tem 5 000 km, que imensas pessoas morreram ali, e etc, foi demais. Sentei-me no chao a descansar e a apreciar a vista.



Comeco a notar que os tais excursionistas mongois tambem pararam. ''Oh pessoal, acho que estes tipos nos andam a perseguir'', observei eu na minha maravilhosa perspicacia. ''Pois estao, andam a tentar vender-nos livros, t-shirts e postais''... sem comentarios... e o pior foi que durante as 4h que la passamos, eles estiveram sempre conosco.





Fiquei a ajudar a ana maria, uma amiga da mae da ana, que veio de visita de portugal, cujas crises de vertigens me fizeram lembrar as minhas crises nos avioes. 3 calmantes depois, e ela ganha coragem de descer aquilo. Grande mulher, eu nao teria aquela coragem. Nos bem que ajudavamos, sempre a abraca-la e a ajudar a descer os degraus (quando existiam, quando nao eram ranhosos), e colocavamo-nos em circulo para lhe fechar o campo de visao. Se houve sitios que ate eu tive medo,muitooo medo, entao ela, coitada! mas o que interessa e que correu tudo bem, e ela era uma querida. Ate a senhora que nos tentava impingir postais a ajudou. E claro que ganhou logo compradores para uns 5 livros que ela trazia.



Mas ja tinha merecido que lhe comprassemos coisas mal o Ze Guilherme lhe comeu o almoco.. lol... passo a explicar. A senhora desembrulha um tipo de bolacha enrolada num saco de plastico. Apanha o Ze Guilherme a olhar para ela, e, de boca aberta ja pronta para dar uma bela de uma trinca, para a bolacha no ar, e oferece ao Ze, que se sentou ao lado dela, e prova a bolacha. Disse que era muito boa, e continua a comer. Mas ver aqueles dois, de etnias e racas diferentes, de partes do mundo diferentes, totalmente o oposto um do outro, sentados no chao da muralha da china a partilharem uma bolacha, e das cenas mais lindas que guardo. Um grande momento Zen.





Foi um dia Zen, na totalidade. Estar naquele sitio e emocionante e um privilegio. Para uma doida por historia como eu, e mesmo indescritivel. Um dia que irei recordar para sempre, e contar aos netinhos. Ver a brutalidade daquela obra a perder de vista, sentir aquilo. Apanhar sol e cieiro na cara, labios e maos. Ventinho e poeira do deserto de Gobi no cabelinho.. E valeu tanto a pena. Repetiria essa visita vezes sem conta.





Eles ainda desceram depois de slide. Eu adoro slide, mas aquele nao me inspirou seguranca e eu e a angela descemos a pe, na mesma. Um almocinho tipico ao lado da barragem, a olhar para a muralha la em cima, e siga para beijing, que ja sao 18h... As tradicionais t-shitrs ''i climbed the great wall'' na mochila, carro com motorista, e mundo dos sonhos ate chegar a Pequim.





Combinamos jantar num restaurante todo fashion. E e verdade, era lindo. Depois de la termos chegado,depois de 1h a andar de taxi, depois de ele ter ido ate ao cu de judas, depois de ter entrado na autoestrada e de a angela mandar um berro. NOTA: nenhum taxista que apanhamos sabia falar ingles. nenhum. zero.



Uma aventura a andar de taxi, sempre.



Depois de jantarmos nesse sitio fantastico, ligar para os contactos e juntarmos-nos a festa. Passado 2 taxis andarem as voltas sem saber onde era o bar (se nao sabiam, porque e que nao diziam? estavam a espera que um raio de iluminacao divina lhes caisse em cima da cabeca e lhes dissesse onde era??) o 1o taxi nem o pagamos. O 2o deixou-nos outra vez perto do restaurante. O 3o foi de vez. O senhor ja sabia. E assim fomos parar a uma casa de meninas...





iap, leram bem. Casa de meninas. Mas com objectivo turistico. O maggi's foi o 1o bar a ter autorizacao para estar aberto ate mais tarde. Fica na zona das embaixadas. E foi bonito, estar numa casa de meninas... lol.. parecia Macau.



Casaaaa que amanha temos de apanhar voo





Adeusing a Beijing- Parte V





E pronto, acordar, ir para o aeroporto,esperar horas, finalmente um starbuck's, aviao atrasado, fila para descolar, turbulencia logo na descolagem, que nos acompanhou todo o resto de viagem, raquel em panico, angela a aturar, aterragem bastante boa, etc. Ja a dizer que finalmente que nao teriamos de aturar mais taxista nenhum, nem pessoas chatas porque as de macau eram normais, mal saimos do aeroporto de Zhuhai fomos rodeados de pessoas a fritar ''taxi?? taxi??''. Totalmente rodeadas. Quase que apagava o cigarro pos-traumatico na testa de um qualquer.



Negociamos o preco, ainda levamos mais um passageiro que nao conheciamos de lado nenhum, e la ficamos na fronteira. Antes de entrarmos em Macau e darmos por terminadas estas ferias neste domingo de pascoa, ainda fomos comprar uns dvd's e fazer coisas de meninas bonitas e bem arranjadinhas.





Neste fim-de-semana senti mais saudades que nunca. Estava a dar em doida. Talvez por ser a primeira pascoa sem a minha familia. Custou muito. E pronto:





FINALMENTE, O FINING DESTE POSTING!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

It isn't hard at all to start making money online in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat twitter[/URL], You are far from alone if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses not-so-popular or little-understood methods to generate an income online.